Porto Alegre e Vale do Rio dos Sinos

Porto Algre (1)

O Rio Grande do Sul é um dos estados mais adorados do Brasil. Com um povo bonito e acolhedor, muitas belezas naturais e uma enorme área cultura, Porto Alegre e o Vale do Rio dos Sinos são excelentes locais para você passar suas férias.

Porto Alegre

Porto Alegre é a segunda maior capital do sul do Brasil. Com cerca de 1,5 milhões de habitantes POA, como é conhecida, ainda conserva os ares de cidade pequena, com arquitetura e tradições antigas.

Para quem quer descansar, Porto Alegre é uma cidade muito tranquila. Pelo centro você encontra inúmeros cafés e praças bem frequentadas. Lá, há também três importantes núcleos histórico-culturais: na Praça da Alfândega estão o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Clube do Comércio, que contam com obras conhecidas de famosos artistas rio-grandenses.

Para assistir aos espetáculos teatrais, o melhor lugar da cidade é o Teatro São Pedro, que com certeza deve estar em seu itinerário. Na Praça da Matriz, você pode conhecer a Catedral Metropolitana, que tem uma das maiores cúpulas do mundo e três painéis na fachada executados na oficina do Vaticano.

Ao conhecer POA, não deixe de visitar o Mercado Público Municipal. O local é ótimo para fazer compras. Outra dica é aproveitar os passeios gratuitos que acontecem aos sábados e levam o visitante para conhecer o centro histórico a pé.

O contato com a natureza de Porto Alegre é indispensável. O famoso Parque da Farroupilha é a principal área de lazer da capital, conhecido também como “Redenção”. Aos domingos ele vira um ponto de encontro de jovens e da tradicional feira Brique, uma espécie de Mercado das Pulgas.

Para conhecer a cidade em pouco tempo, a dica é embarcar no ônibus da Linha Turismo, que te leva para os principais pontos turísticos de Porto Alegre. O roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto, e assim conhecer melhor esses lugares.

O churrasco gaúcho é o mais famoso do Brasil e você não pode ir até lá sem experimentar. Próximo a região do Rio Guaíba você encontra os melhores restaurantes e churrascarias da cidade.

Não deixe de experimentar o chimarrão feito com a erva mate gaúcha, tradicional no Mercado Público. Além de tomar no local, você aprende a fazer na hora e pode comprar os utensílios para prepará-la em casa.


Vale do Rio dos Sinos

O Vale do Rio dos Sinos é conhecido como um dos maiores polos calçadistas do Brasil. Localizado na região metropolitana de Porto Alegre e dono de uma das mais belas paisagens do Rio Grande do Sul, o Vale tem atraído cada vez mais turistas todos os anos, tanto pelo seu potencial industrial, como pelas lindas belezas naturais.

Por ser uma cidade colonizada pelos alemães, sua culinária é baseada nas delícias do país germânico e na culinária gauchesca. A hospitalidade da população é bastante conhecida, principalmente em grandes eventos como o Kerb, tradicional festa alemã que reúne centenas de pessoas para celebrar os costumes do país.

Falando em cultura, o Vale do Rio dos Sinos possui o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. O local possui mais de mil peças em exposição e uma biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e da imigração alemã.

O Museu do Trem também é outro ponto turístico que deve ser visitado. Aqui foi construída a primeira estação ferroviária do Rio Grande do Sul. O Centro de Preservação da História da Ferrovia no Estado, como também é chamado o local, foi fundado em 9 de março de 1985 e retrata a história da época em que a Maria Fumaça encantava a população.

O visual dispensa comentários! Cercado de natureza, o Vale do Rio dos sinos é um dos lugares mais belos de todo o Rio Grande do Sul. A cidade ainda oferece o roteiro religioso que passa por diversos pontos importantes da história da cidade como igrejas, capelas, colégios, entre outros.

 

Galeria de Imagens

Solicite Seu Orçamento