Istambul

istambul06

Istambul é a cidade mais moderna da Turquia. Com uma população de aproximadamente 14 milhões de habitantes, é também a mais populosa do país também. A metrópole é tão grande que é dividida em duas partes: uma no lado europeu e outra no asiático.

 

Por ser um grande centro dos impérios da antiguidade, Istambul oferece uma variedade imensa de pontos turísticos, sendo a maior parte deles monumentos antigos, como por exemplo, a Mesquita Azul, construída em 1616.

 

Trazendo um ar harmônico, a Mesquita Azul é extremamente elegante com uma proporção clássica otomano, construída especialmente com o intuito de serviço publico. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.

 

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida por Hagia Sofia, que significa “Sagrada Sabedoria”, é o maior e mais imponente edifício de Istambul, construída entre os anos de 532 e 537 pelo Império Bizantino.

 

Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), a catedral é considerada a primeira mudança na história da arquitetura, contendo uma coleção impressionante de relíquias, mosaicos belíssimos e uma arquitetura gigantesca.

 

Um lugar que não pode faltar em seu itinerário é a cisterna subterrânea de Yerebatan, do ano 532, o maior dos reservatórios de água do período bizantino. Como era comum nas guerras os soldados inimigos destruírem os aquedutos e envenenarem a água, foram construídas grandes cisternas para armazenar água.

 

Na cisterna de Yerebatan, não há como não se impressionar com a atmosfera mística provocada pelo efeito de luzes e pela música clássica que se escuta em seu interior. Por isso mesmo escolheram o local para rodar uma das cenas de um filme de James Bond.

 

Como toda metrópole, Istambul possui muitos bares, cafés e restaurantes para entretenimento. A culinária turca é muito rica e você achará uma variedade de comida incluindo carnes vermelhas, peixe, grãos e alguns doces típicos da região.

Galeria de Imagens

Solicite Seu Orçamento