Guatemala

guatemala06

Um dos principais destinos turísticos da América Central e antigo território dos maias, a Guatemala é o terceiro maior país do subcontinete. O local, colonizado por espanhóis, é repleto de belezas naturais como vulcões, cavernas, lagos, bosques e ainda abriga um impressionante legado da civilização pré-colombiana.

Em vilarejos espalhados por todo país sobrevivem tradições de mais de três mil anos, como os coloridos mercados públicos, as roupas bordadas a mão e os incríveis artesanatos. O país pode ser dividido em sete regiões: Oriente possui um ecossistema selvagem; Pacífico que oferece praias exóticas e alguns dos mais belos vulcões do país; Verapaces tem rios de águas cristalinas que formam um verdadeiro paraíso natural; Izabal é conhecida como o Caribe guatemalteco; no Petén fica a maior cidade da civilização maia e no Altiplano está a cultura maia viva, com descendentes do povo. Há ainda o lado moderno e colonial, representados pela capital, Cidade da Guatemala, e Antigua, respectivamente.

Ao decidir visitar o país, comece seu passeio por Antigua, a primeira capital do Guatemala e patrimônio histórico da UNESCO. Antigua foi fundada em 1540 e é uma das mais antigas e ricas cidades da América Espanhola. Suas ruas de paralelepípedo, calçadas estreitas e lampiões de ferro remetem à colonização do século 16. Ao redor da cidade encontram-se cinco vulcões, sendo dois deles ainda ativos. Não deixe de subir no monte Cerro de La Cruz, a 1.550m para apreciar a vista. De lá, avista-se também o vulcão Água, com 3.752m. Para conhecer melhor a cidade, nossa dica é percorre-la a pé ou a cavalo, o que pode tornar sua visita ainda mais exótica.

Se você deseja explorar a cultura indígena da região, Chichicastenango é uma boa opção. A cidade abriga o maior mercado indígena do país que é montado às quintas e domingos. Cerca de 5 mil indígenas visitam a Chichi (apelido carinho que os guatemaltecos deram a cidade) nestes dias para vender ou para comprar produtos.

Já Tikal é o destino obrigatório de qualquer viagem para a Guatemala. O local, protegido pela UNESCO, foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização maia. Sua construção iniciou no século IV a.C., porém as estruturas atuais foram feitas de 200 d.C até 850 d.C. O sítio arqueológico apresenta centenas de construções antigas que incluem seis pirâmides de plataforma, palácios reais, residências antigas e vários monumentos de pedra.

Para tomar um banho em águas termais e renovar suas energias você deve dar um pulo em Quetzaltenango, a segunda cidade mais povoada do país. Quetzaltenango fica a 200 quilômetros da Cidade da Guatemala e está instalada em um vale rodeado por montanhas, vulcões e águas sulfurosas.

Atitlán fica à cerca de 140km da Cidade da Guatemala. O local abriga um lago lindíssimo e ao seu redor você poderá avistar casinhas dos 12 mil habitantes da região além de 5 vulcões: Atitlán, São Lucas, São Pedro, Santo Antônio e Santa Catarina. Para apreciar todo o cenário, a melhor vista é de dentro do lago. E os passeios de barco, por sinal, são os melhores programas.

Além de todas as cidades e regiões já citadas, você também deve visitar a capital do país, a Cidade da Guatemala. Muito organizada, a cidade teve poucas mudanças desde 1976, quando um forte terremoto abalou a região. O Mercado Central foi reconstruído e se tornou um centro de comércio de artesanato para turistas. A Praça Maior localizada na região central é ampla e bonita. Além disso fica próxima ao Palácio Nacional. Para quem é fã de artes e museus, a dica é visitar o Popol Vuh que abriga itens coloniais e relíquias da civilização maia; o Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia que preserva a cultura do povo guatemalteco; o Museu Nacional de Arte Moderna que exibe obras de arte; e o Ixchel do Traje Indígena que possui uma coleção de vestimentas tradicionais. Como toda cidade história, a Catedral Metropolitana deve fazer parte de seu roteiro. Localizada em frente à Praça da Constituição e inaugurada em 1815, é um bom exemplo da arquitetura colonial que segue o estilo das igrejas espanholas. Muitos parques compõem o cenário da Cidade de Guatemala, entre os que valem uma visita estão o Minerva (inclui um pequeno zoológico), o Aurora e o América Central.

Se você curtiu a Guatemala, saiba que o país ainda oferece outro diferencial: o custo da viagem. Uma viagem para a Guatemala possui baixo investimento se comparado ao de outros países da América Central. Agora, que tal aproveitar e fazer das suas férias uma verdadeira aventura em meio a paisagens surpreendentes?

Galeria de Imagens

Solicite Seu Orçamento