Brasília, Goiânia e Caldas Novas

C

O Centro-Oeste do Brasil é uma região que está se desenvolvendo rapidamente para o turismo. Além de suas principais atrações, o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e a Chapada dos Veadeiros, esta área oferece outras atrações e pontos turísticos que merecem ser visitados.

Neste pacote, vamos falar um pouco mais sobre Brasília, uma cidade que foi fundada em 1960 e já é uma das maiores e mais modernas do país, Goiânia, local que tem o maior acervo de Art Decó do Brasil além de outros atrativos culturais e históricos e Caldas Novas, a maior estância hidrotermal do mundo.

Brasília

Brasília é a capital do Brasil. A cidade é uma verdade obra prima no que se refere à arquitetura e urbanismo modernista. Tombada pelo Patrimônio Histórico, Brasília atraí fãs desta arte do mundo inteiro.

A cidade, um projeto arquitetônico de Lúcio Costa, tem seu formato semelhante à um pássaro. São dois eixos de circulação que se cruzam na região central da metrópole. No Eixo Monumental, estão os prédios governamentais e os principais monumentos cívicos. No Eixo Rodoviário, ficam áreas residencias e comerciais.

Para começar seu passeio, vá à Praça dos Três Poderes, no Eixo Monumental. Este é o marco cívico que reúne as três maiores autoridades governamentais do Brasil, bem com diversos monumentos. As principais construções da Praça são o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República e o Congresso Nacional, uma obra projetada por Oscar Niemayer que abriga a sede do Poder Legislativo e a Câmara dos Deputados. O principal prédio do Congresso tem formato horizontal e possui duas cúpulas, onde se localizam os plenários.

Na Praça dos Três Poderes você também poderá ver o Monumento aos Candamos, uma obra que homenageia àqueles que construíram Brasília, o Panteão e a Maquete de Brasília, localizada no subsolo da Praça.

Já na Esplanada dos Ministérios, você verá a Catedral de Brasília e o Capanário, local de arquitetura arrojada que guarda uma réplica da famosa Pietà, escultura de MIchelangelo localizada na Basílica de São Pedro no Vatiano. A Catedral também é ornada com vitrais de Marianne Peretti e sua cruz de topo incorpora um fragmento da falada “Cruz de Cristo”. Este é um dos maiores cartões postais da cidade.

Ainda na Esplanada, é possível conhecer o Museu Nacional Honestino Guimarães, formado por uma cúpula perfeita de 90 metros de diâmetro; a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola com 14 mil metros quadrados; o Palácio do Itaramary que oferece visitas guiadas pelo seu interior; o Teatro Nacional que tem formato de pirâmide e o Palácio da Justiça.

No Eixo Monumental, também é possível conhecer o Memorial JK, local que abriga fotos, documentos e objetos do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República e a Torre de TV, local que possui um mirante de 75m de altura e oferece uma vista de 360 graus da cidade.

Outros locais que merecem sua visita são o Templo Budista da Terra Pura, local que é uma réplica do templo de Fukui, o Lago Paranoá que possui a Ponte das Graças e Ponte JK, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek com 4,2 milhões de metros quadrados, o Centro Cultural Banco do Brasil que oferece exposições de importantes e o Parque Água Mineral, local que possui 30 mil hectares de árvores, piscinas naturais e toda biodiversidade da região.

Goiânia

Goiânia é apontada como uma das setes cidades brasileiras que possuem a melhor qualidade de vida do país. Seus habitantes se orgulham deste titulo e sua infra-estrutura e atrações prometem encantar seus visitantes.

Ao visitar a cidade, curta momentos agradáveis no Bosque dos Buritis, o parque mais central de Goiânia; o Horto Florestal, local que abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico; o Parque Mutirama, cheio de áreas verdes e onde está o planetário e o Parque Flamboyant, construído numa área de 125 mil metro quadrados que possui dois lagos, pista de caminhada, parque infantil e outras atrações.

Para quem gosta de arte, Goiânia oferece museus com coleções importantes. O Museu de Arte Contemporânea possui mais de 500 obras e promove mostras temporárias e eventos locais. Já o Museu de Arte de Goiânia tem mais de 600 obras nacionais e internacionais de diversas categorias. Aos que querem conhecer um pouco mais a história da cidade, vale a pena dar um pulo no Museu Goiano instalado na Praça Cívica.

Outros locais que devem fazer parte do seu roteiro turístico é o Monumento às Três Raças, construção que é o símbolo da cidade e mostra a miscigenação dos brancos, negros e índios; o Bairro de Campinas, um local construído a partir de 1810, muito antes da formação da cidade e as construções em Art Déco como a Estação Ferroviária, Coreto, Mercado Popular entre outros. (Art Déco é movimento internacional de design, arquitetura, artes gráficas, cinema, moda, pintura, etc. Ele mistura vários estilos como construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveu e futurismo).

Para passear e comprar, vá nas diversas feiras que ocorrem na cidade. Alguns dos destaques são a Feira Cora Coralina que homenageia uma das mais ilustres poetisas e doceiras do estado e possuem diversas guloseimas doces e salgadas. A Feira da Lua é realizada nas noites de sábado e comercializa produtos naturais, artesanato, artefatos místicos e oferece recreação infantil. Contudo, seu passeio só será completo se você for à Feira Hippie de Goiânia. Instalada em um ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, ela possui 5.954 barraquinhas e é a maior feira ao ar livre da América Latina.

Caldas Novas

O município de Caldas Novas é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20°C a 60°C. A infra-estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Além de toda estância, quem passar por aqui poderá curtir diversas atrações relacionadas ao ecoturismo, uma vez que Caldas Novas está às margens da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

A descoberta das águas quentes na região aconteceu no final do século XVIII, mas a primeira “casa de banho” de Caldas Novas surgiu apenas em 1910. O primeiro grande empreendimento explorando o potencial turístico do município surgiu somente em 1964, com a Estância Thermas do Rio Quente, que antes pertencia ao município de Caldas Novas. Atualmente os destaques da cidade ficam por conta do Hot Park, Di Roma, Rio Quente Resorts, Privé e Águas do Paranoá.

Além das fontes hidrotermais, Caldas Novas oferece ao visitante diversas outras opções de lazer e entretenimento. Quando passar pela cidade, não deixe de conhecer o Mundo à Vapor, local que possui miniaturas de máquinas antigas e permite ao visitante acompanhar passo a passo a fabricação de tijolos, telhas de argila, fundição de metal e muito mais. Já a Cachaçaria Vale das Águas Quentes produz aguardente de cana-de-açúcar nos padrões tradicionais de alambiques e das fazendas coloniais. O local oferece um passeio pelo alambique e comercializa diversas opções de bebidas.

Quem passar pelo Jardim Japonês, poderá aproveitar o espaço para reflexão e para alcançar o equilíbrio interior. Outra atração bacana é a Lagoa de Corumbá, local próximo ao centro da cidade que permite à seus usuários a prática de vários esportes aquáticos como jet-ski e wind surf. Não vá embora sem passar pelo Monumento das Águas Quentes, o cartão postal da cidade.

Para quem gosta de ecoturismo, Caldas Novas possui diversas opções de lazer. A Lagoa Quente, localizada ao lado do rio Pirapitinga é um local lendário que possui em sua nascente águas com a temperatura média de 57º C. Já o Parque Serra de Caldas Novas concentra as nascentes das águas termais de Caldas e da cidade vizinha, Rio Quente. O turista que passar por aqui poderá fazer trilhas leves, de 25 minutos de caminhadas, se banhar em piscinas naturais e apreciar a paisagem em alguns mirantes. Outro destaque da região é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, local criado em 1970 para proteger o ponto de recarga do lençol termnal da região. Este parque conta com sala de reuniões e eventos, lanchonetes, banheiro, e jardins temáticos.

Galeria de Imagens

Solicite Seu Orçamento